Faça sua mini horta orgânica ♥

Na casa dos meus pais, eu e minha irmã crescemos vendo meu pai plantando alguma coisa. Desde que nascemos eles moram na mesma casa e sempre teve espaço disponível para plantar o que quisesse.

Em cada estação havia um pé dando fruta: tinha limão, acerola, pitanga, jaboticaba, graviola, coco, maracujá… E tudo havia sido plantado por ele e com meu bedelho no meio. No fim do dia ele sempre pedia para regar as  plantas, eu amava o cheiro que ficava ao redor de terra molhada. Não importa o calor que fizesse na cidade, quando entrava no portão de casa o ar era outro. E é assim até hoje! Parece uma mini floresta no meio da cidade cheia de prédios e casas…

Meu pai fazia questão de deixar em qualquer lugarzinho da casa  algum livro sobre agricultura, poder das plantas, comer bem, plantas sem agrotóxicos etc etc etc… Não abria mão de sempre ter uma mini horta em casa, com couve, alface, muita hortelã, salsinha, cheiro verde (…) A gente quase nunca precisava ir ao mercado para comprar hortaliças ou frutas.

Quando me casei e mudei de casa, senti falta do nosso cantinho verde e do que sempre fui acostumada a ter e foi aí que comecei a fazer o meu.  Comecei fazendo com vários vasos usando raízes das hortaliças que comprava no mercado. Dessa vez comprei pequenas mudas e resolvi plantar em caixotes e postar aqui.

Para montar a sua horta você vai precisar de:

Caixotes, vasos, garrafas pet, latas ou qualquer outra coisa que possa escorrer um pouco de agua no fundo para não encharcar.

  • 1 manta (especifica para jardinagem/horta ou um pano de chão fino)
  • Argila expandida
  • Condicionador de solo
  • Terra vegetal
  • Mudas orgânicas

Prepare-se para bagunça.

E sim, as unhas ficam cheias de terra e as pernas e o chão também mas essa é a melhor sensação antes de finalmente realizar a colheita e usar os temperinhos.

Passo a passo SIMPLES:

  • Corte a manta ou pano mais ou menos de forma que cubra toda a parte de baixo do suporte escolhido.
  •   Coloque a argila expandida nessa parte.
  •  Cubra com o condicionador de solo(que pode ser outro tipo de adubo ou até mesmo a terra vegetal).
  •  Coloque um pouco de terra vegetal e sem seguida a hortaliça de sua escolha ( Usei salsinha, cebolinha e coentro na primeira caixa, na outra alface e rúcula e nos vasos couve manteiga).
  •  Cubra com mais terra vegetal ou areia. E por cima algumas folhas secas ou cascas de arvore para proteger o solo e a raiz da planta.
  • Agora é só aguar e esperar!

 
Nos  vasos tem: couve manteiga, hortelã, manjerona, manjericão, maracujá doce, alecrim, salsinha e algumas suculentas e detalhe: a maioria foi plantada através da folha da planta ou de um galho da mesma.

O valor das mudas menores variam de 0,20 centavos até 0,80, ou seja: vale muito a pena!

Não tem nada melhor do que pegar os temperos da sua própria horta e da sua própria cada, seja para um chá ou para cozinhar. Sempre tenho a sensação de comer melhor sabendo que é tudo fresco e saudável.

Lave as mãos e carregue nelas porções de amor e dedicação, é o único segredo pra sua horta estar sempre verde e viva!

 

Dicas:

*Caso escolha plantar hortelã, procure deixar um espaço só para ela porque ela cresce adoidada.

*Cebolinha é vida! Tenho um vaso que plantei o ano passado em julho e até hoje continuo colhendo.

*O ideal é rega-las sempre antes das 10h da manhã ou após as 16h todos os dias.

*Deixe em local com bastante exposição de luz solar.

 

Enjoy. ♥

img_1901

Um pensamento sobre “Faça sua mini horta orgânica ♥

  1. Pingback: PLANTAR É UM ATO DE AMOR | Notas sobre uma vida

Comente aqui sobre essa nota ↓