PLANTAR É UM ATO DE AMOR

Setembro chegou anunciando calor e cores quentes para estação das flores que está chegando. O período de inverno, interiorização e quietude  está no final. É chegado o  tempo de florescer!

 A natureza  chama para plantar, é o despertamento do sono do inverno. Em todos os sentidos.

“Sujar” as mãos de terra, adubar, abrir buracos, juntar sementes, podar, esperar brotar, ver crescer, regar, fazer a colheita, ir direto ao prato e se nutrir ♥  Ô coisa boa da vida que  move e emociona!

Já disse em um post anterior (Faça sua mini horta orgânica) sobre meu contato com hortas e plantas desde pequena até os dias atuais, o texto explica direitinho como iniciar uma horta em pequenos espaços. Eu comecei em vasos e caixotes por falta de espaço, atualmente já consegui alargar as estacas e expandi minha horta embora continue plantando em vasos também.

Iniciar o cultivo do meu próprio alimento tem sido transformador em todas as áreas da minha vida, começando emocionalmente porque é sempre uma terapia. Desde a escolha das sementes/mudas para determinada época do ano, dos cheiros que trazem lembranças, da espera e de toda paciência e cuidado que se deve ter enquanto cresce, da sensação de bem estar que é gerado toda vez que colho um alface, rúcula, tomate, morango(…) e como na mesma hora.

Fisicamente pois está diretamente ligado a saúde. Saber que cada ingrediente, desde os chás, temperos, verduras e legumes tem procedência segura, foram cultivados com cuidado e carinho, sem contaminações e FRESCOS é extremamente benéfico.

E também financeiramente, afinal é um ato econômico e político. É barato, acessível e fácil. Você só precisa de um pouco de dedicação e de atos conscientes. Torna-se um processo de amadurecimento, você vai saindo aos poucos desse sistema consumista/capitalista.

Plantar é um ato de amor. É a consciência de uma alimentação mais saudável para você e para todos que te cercam, afinal sempre tem um pouco para o vizinho, para os parentes, para os amigos. Torna-se um ciclo, as pessoas ao redor vão sendo motivadas a fazer o mesmo, mesmo sem espaço. Pode ser um vasinho de hortelã, ou um canteiro pequeno de cebolinha e salsa. O importante é começar!

Se inspire. Inspire.

Anúncios

2 pensamentos sobre “PLANTAR É UM ATO DE AMOR

  1. Vontade de fazer isso aqui na minha casa não me falta, só o espaço que falta. Mudamos há um ano pra um apartamento pequeno que compramos, juntando todas as moedinhas. Estou super satisfeita, mas confesso que sonho com o dia em que terei espaço pra mais plantas e uma horta. É um privilégio fazer isso que você está fazendo!
    Aqui ocorre exatamente o contrário. Estamos entrando no outono, estação que adoro e os dias já estão mais curtos e aos poucos ficando mais frios.
    Essas fotos estão inspiradoras, de verdade!

    p.s. Amei o comentário que você me deixou. Quanto carinho! Receba o meu em troca!
    beijos

    Curtido por 1 pessoa

    • Sempre brota um sorriso aqui dentro e fora de mim quando passa por aqui com seus comentários sempre carinhosos Ana! Nada melhor do que conquistar nosso espaço com todo esforço que é preciso né? Comece com vasinhos, hortas verticais são ótimas em apartamentos e dá super certo. Só de ter seus temperinhos cultivados por você mesma já é transformador!
      Muito obrigada! ♥
      E sobre o comentário do seu post foi e é muito verdadeiro, celebro por você(s). Recebo com muita gratidão.
      Um grande abraço!

      Curtir

Comente aqui sobre essa nota ↓

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s